Café Bombado: O café com óleo de coco
A combinação de café com óleo de coco virou destaque nas redes sociais.
A combinação de café com óleo de coco é a última tendência do mundo fitness e virou destaque nas redes sociais. É o famoso Café Bombado, consumido com frequência por famosos adeptos de rotinas saudáveis, principalmente como pré-treino, e compartilhado diariamente em fotos nas mais diversas postagens.
Bebidas feitas com café e chás combinados com manteiga e outras tipos de gordura têm sido consumidas durante séculos por povos do Himalaia, Etiópia, Nepal, Vietnã e Cingapura e foram "redescobertas" recentemente pela galera fitness.
O café é rico em cafeína, substância estimuladora do sistema nervoso central, e melhora o estado de alerta e também o desempenho em exercícios de força e aeróbicos. Ele pode, inclusive, reduzir sutilmente a percepção da dor durante a atividade física, apesar de não acarretar risco quando o exercício é executado corretamente.
Já o óleo de coco, extraído da polpa do coco, é fonte de gorduras saturadas na forma de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são metabilizados rapidamente e geram energia. Também tem ação anti-inflamatória, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove a sensação de saciedade.
Juntos, os dois ingredientes somam propriedades termogênicas e, por isso, funcionam como excelente pré-treino. Além disso, aceleram as funções cognitivas, como clareza mental, memória e concentração, durante o trabalho ou estudo.
Entretanto, o óleo de coco só traz benefícios se seu consumo for associado à prática de exercícios físicos regulares e a uma dieta saudável. Como uma gordura saturada, o óleo de coco aumenta o colesterol LDL (ruim) e tem alto teor calórico, o que prejudica uma dieta de perda de peso. Por isso, procure consumir somente uma dose da bebida ao dia, equilibrando-a com hábitos saudáveis.
E não se esqueça de ajustar a dieta ao longo do dia: se já usou o óleo de coco antes do almoço, não coloque azeite na salada, por exemplo. Se tomar o óleo de coco em jejum, abra mão da manteiga no café da manhã.
O preparo do café bombado é simples: 200 ou 300 ml de café forte e quente misturado a 1 colher (sopa) de óleo de coco extra virgem. Para que os ingredientes fiquem bem diluídos, vale lançar mão de um liquidificador. O sabor é leve e agradável. Porém, não se deve adoçar a mistura em hipótese nenhuma. A glicose libera insulina e leva à vontade de comer doces posteriormente.
Algumas pessoas podem ser intolerantes ao óleo de coco. Caso se sinta enjoado ou com a cabeça pesada logo após consumi-lo, suspenda-o imediatamente.