Dicas imperdíveis para aproveitar as sobras de alimentos das festas
Transforme comidas que sobraram em novos pratos e petiscos e evite o desperdício.
Passou tão rápido... A festa foi incrível, reencontramos vários amigos, colocamos o papo em dia, a comida estava maravilhosa e rimos muito!
Pode se tratar de um casamento, ceias de Natal e Ano Novo, um aniversário, um almoço de dia dos pais, das mães ou até mesmo um simples encontro de amigos.
A verdade é que, na grande maioria das vezes, a quantidade de comida disponível é muito maior do que os convidados conseguem comer. Cada um leva um prato doce ou salgado, todos comem demais e, mesmo depois do exagero, sobra muita comida.
Depois daquela noite de mesa farta, as sobras continuam deliciosas somente esperando por boas ideias para não serem desperdiçadas e se transformarem em novos pratos, petiscos e acompanhamentos.
Quaisquer alimentos que você serviu preparados durante a festa devem ser conservados na geladeira, antes e depois da festa. Após a refeição, guarde tudo o quanto antes para garantir que as sobras permaneçam seguras para o consumo.
Atenção especial a alimentos como maionese e vinagrete, que devem ser consumidos no mesmo dia devido ao risco de contaminação quando fora da geladeira.
1. Peru, tender e lombo
O que sobrar do peru do Natal serve para incrementar uma salada de folhas ou um sanduíche de frios nos dias seguintes. Simples e muito gostoso.
Outra opção é fazer tortas de liquidificador com a receita clássica de massa e desfiar a ave para fazer o recheio. Salpicão e empadas de peru são ótimas pedidas também, além de poder fazer sanduíches deliciosos.
Você também pode substituir o frango pelo peru em receitas para aproveitá-lo completamente, como nas sugestões abaixo.
O tender e o lombo podem ir novamente para a mesa de Ano Novo para acompanhar um prato com arroz e lentilhas, por exemplo, ingrediente que é sempre bom ter na ceia de Réveillon para garantir sorte no próximo ano.
Receitas relacionadas:
Muffin de batata doce com frango
Escondidinho de batata doce com frango
Bolinho de frango com batata doce
2. Arroz
Aquela panela enorme de arroz não vai durar muito tempo antes que estrague na geladeira. Por isso são ideais para bolinhos. Podem ser recheados com mussarela ou pernil, mas a verdade é que bolinho de arroz combina com o que houver na despensa.
Outra opção é transformar o arroz da panela em algo mais atrativo, como um arroz de forno com queijo gratinado ou um risoto. Essas receitas com sobras de arroz vão acabar fazendo o maior sucesso!
Receitas relacionadas:
Bolinho de arroz com lentilha
Bolinho de arroz com mandioca
Bolinho de arroz integral sem glúten
Bolinho de arroz crocante
Arroz de forno
Arroz de forno ao creme de leite
Arroz com lentilha
Arroz com lentilha à moda síria
3. Panetone e pães
Chega uma hora em que não aguentamos mais ver panetones na nossa frente. Mas eles podem servir de massa base para uma terrine ou um rocambole de chocolate branco com frutas vermelhas.
Outra opção é fazer rabanadas! Faça a clássica receita de rabanada, passando as fatias de panetone no leite, nos ovos e depois fritando. Polvilhe açúcar com canela e crie uma nova sobremesa maravilhosa!
Uma boa notícia é que o panetone pode ser congelado e servido semanas depois que as festas passarem.
Com os pães que sobraram, uma dica é o pudim de pão com frutas e sorvete.
Nessa receita tá valendo pão francês, de forma, italiano, qualquer um desde que seja amanhecido. E você pode aproveitar as sobras de frutas aqui também.
Outra dica interessante é o bolinho de carne com bacon.
Uma ótima opção para usar sobras de pães franceses e de queijo ao combiná-los com um pouco de carne moída.
4. Frutas
Normalmente as frutas são utilizadas para decorar a mesa. Mas não podemos disperdiçá-las. Você pode fazer sucos, vitaminas com várias misturas diferentes, smoothies e saladas de frutas que combinam super bem com o verão.
As frutas vermelhas, muito comuns na ceia de Natal, também podem ser congeladas.
Mangas, kiwis, maçãs e passas, por exemplo, podem se juntar a nozes e castanhas para incrementar saladas de folhas. Ela é servida fria, bem leve e é ideal para o verão.
Com o vinho que sobrou, experimente misturar frutas picadas e prepare uma refrescante sangria, com muito gelo e suco de limão. Além de mais leve, o drink rende mais que o vinho puro. O vinho pode ser tinto, branco ou rosé, tanto faz, só não vale deixar estragar.
O abacaxi, que acaba fazendo parte de várias decorações de pratos, também pode ajudar naquela dieta detox pós-festa. Prepare um suco digestivo batendo suas fatias com água de coco e gengibre. É bastante revigorante.
Receitas relacionadas:
Overnight oats
Pudim de chia com coco e morango
Parfait de iogurte com cerejas e granola
Smoothie de banana e chocolate
Shake proteico com óleo de coco
5. Tábua de frios
Itens como queijo, presunto e azeitonas podem ser utilizados para fazer um bolo salgado de frios e azeitonas delicioso e muito fácil.
Essa receita é muito versátil e você pode incluir e substituir itens como salame, mortadela, diversos tipos de queijo e diferentes tipos de azeitonas.
Receitas relacionadas:
Palito de queijo empanado
Rocambole de carne moída
6. Bacalhau
Desfiar o bacalhau é uma boa opção para aproveitar o peixe de diferentes formas. Ele pode rechear uma massa folhada, virar um pudim salgado ou ser servido com natas, receita tradicional portuguesa com creme de leite fresco. Vai bem com tudo.
A dica aqui é o fricassé de bacalhau, receita deliciosa para acompanhar qualquer refeição.