Como tirar medidas do corpo
Deixe a balança de lado na hora de avaliar os resultados da dieta e do treino!
Objetivos físicos como emagrecer ou ganhar massa muscular requerem uma avaliação contínua do progresso. Isso irá garantir que a meta esteja sendo atingida e proporcionar mais motivação para continuar.
Agora a dúvida é: Como tirar as medidas do corpo corretamente?
O método mais simples, rápido e barato é com a boa e velha fita métrica. Podemos utilizá-la em regiões como tórax, barriga, cintura, quadril, coxas e braços, tanto para medir a perda de gordura durante uma dieta como o ganho de massa magra durante um período de musculação.
Mas ainda assim, existem algumas dicas básicas para as medições serem mais precisas e confiáveis.
O ideal é usar um produto bem flexível, feito de plástico ou tecido. Além disso, você precisa estar em pé, deixar os músculos relaxados e os pés juntos durante todo o procedimento.
Não vale apertar a fita. Ela deve ficar justa na área a ser medida, mas não a ponto de beliscar a pele. Lembre-se de verificar, também, se ela não está enrolada. Uma dica é fazer as medições em frente a um espelho para manter o alinhamento correto.
Por que não usar somente a balança?
A balança às vezes engana. Ela mostra o nosso peso corporal total, incluindo a água acumulada, os músculos, os ossos, os órgãos, além da gordura. Mesmo com a dieta e os exercícios físicos, os números no marcador podem não mudar. Isso não quer dizer que não houve avanço.
Um exemplo é que o músculo é mais denso do que a gordura. Mesmo que você tenha perdido gordura e ganhado músculos, o peso do corpo se mantêm inalterado.
Medidas da cintura
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o acúmulo de gordura na região abdominal um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
De acordo com um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), pessoas com a relação cintura/estatura (RCE) acima de 0,5 têm mais chances de apresentar problemas no coração. Para calcular a sua RCE, basta dividir a circunferência abdominal (em centímetros) pela altura (também em centímetros).
Por exemplo, uma mulher com 160 centímetros de altura deve ter uma medida abdominal máxima de 80 centímetros.
Para tirar a medida abdominal, primeiramente relaxe completamente a barriga. Em seguida, posicione a fita métrica na região onde há mais acúmulo de gordura. Nas mulheres, por exemplo, esse local costuma ser entre o umbigo e o quadril. Nos homens, diretamente sobre o umbigo.
Medidas de tórax, braços, pernas
O tórax deve ser medido a partir da sua parte mais cheia, logo abaixo das axilas.
Nos braços e nas pernas, o indicado é também selecionar sempre nas partes mais grossas e garantir que as medições sempre ocorram no mesmo local. Preste atenção em alguma marca de nascença ou pintinha. E lembre-se de relaxar os membros.
No caso dos antebraços, deve-se medir ao redor da parte maior de cada antebraço – abaixo do cotovelo.
Aqui as medidas vão variar conforme o objetivo, aumentando em caso de exercícios de musculação ou diminuindo em caso de dietas e de exercícios aeróbicos.
Análise de bioimpedância
A bioimpedância mede a quantidade de gordura e músculo no corpo. Nesse teste, feito de forma indolor e rápida, a pessoa sobe em uma espécie de balança e segura dois bastões com as mãos.
O princípio do exame de bioimpedância para avaliação da composição corporal é a oposição à passagem de uma pequena corrente elétrica ao longo dos tecidos do corpo.
A corrente elétrica é mais bem conduzida pelos íons contidos nos fluidos. A partir desse princípio, é possível determinar a quantidade de água corporal, geralmente expressa em porcentagem.
Tecidos que tenham mais água e íons na sua composição, como o músculo e sangue, oferecem menor resistência (menor impedância) à passagem da corrente elétrica. O mesmo não acontece com os tecidos adiposo, pele e ossos, que conduzem mal a eletricidade.
Em seguida, o equipamento mostra a composição corporal do indivíduo: porcentagens de massa muscular, de massa óssea e de gordura no organismo. O método é muito utilizado em consultórios de nutricionistas e nutrólogos, dado o seu nível de precisão.
Fotos e roupas como formas de avaliação
Nada mais gratificante do que vestir uma peça de roupa e ver que ela está larga em você, após um período seguindo uma dieta ou fazendo exercícios aeróbicos como corrida, natação, dança etc.
Se o objetivo for ganho de massa magra, a recompensa será vestir uma camiseta e notar que ela ficou apertada na região do tórax e dos braços após meses de musculação.
Fotos antigas também vão mostrar como seu esforço valeu a pena. Não percebemos a evolução no dia a dia, mas após meses e anos ficará evidente.