Como tratar gordura no fígado com estes 5 alimentos
Algumas opções que ajudam a dexintoxicar o fígado e mantê-lo saudável.
A moléstia ocorre quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura.
É normal ter um pouco de gordura neste órgão, mas quando sua composição atinge mais de 5 a 10% o quadro deve ser tratado.
Com o tempo, a presença de gordura no fígado pode causar um processo de inflamação no corpo chamado esteato-hepatite, que se não for tratado pode evoluir para cirrose.
Por sorte, o quadro é reversível com mudanças de estilo de vida indicadas por seu médico.
Não existe um medicamento que sozinho consiga tirar a gordura do fígado. Eles podem ajudar, mas precisam ser aliados às mudanças de estilo de vida, tratando a causa do problema.
Geralmente, a medida mais eficaz para controlar esteatose hepática é emagrecer, sendo que reduzir 7% do peso corporal já reduz pela metade os efeitos de gordura no fígado.
Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.
Corte também as bebidas alcoólicas, que sobrecarregam as funções do fígado e o levam a acumular toxinas.
Os nutrientes colina e betaína ajudam o fígado a exportar os triglicérides para a corrente sanguínea, que depois são eliminadas pelo organismo. As fontes alimentares de colina e betaína são:
1. Acelga
É um excelente tônico para limpar e rejuvenescer o fígado. Graças ao alto teor de fibras, a acelga é ótima para tratar a constipação. Além disso, é rica em água, vitaminas, potássio e ferro de magnésio.
2. Alcachofra
Pode regenerar o fígado, graças à presença também do nutriente cinarina, uma substância amarga que aumenta o fluxo biliar. Você pode consumir também as folhas e caules em infusões. Prepare a infusão com 100 g de folhas e caules por cada litro de água. Assim, você deve beber 3 xícaras por dia. O suco fresco da alcachofra também é muito terapêutico.
3. Gengibre
Contém antioxidantes protetores da função hepática e também ajuda a reduzir os triglicerídeos. Você pode fazer um chá de gengibre e tomar meia hora antes das principais refeições. Rale duas colheres (sopa) de gengibre e coloque em água quente, deixe alguns minutos até esfriar totalmente e beba. Outra opção é adicionar o gengibre ralado nas saladas. Importante: Hipertensos não devem consumir gengibre.
4. Rabanete
Descongestiona e desintoxica o fígado, promovendo esvaziamento da bile. Ele pode ser adicionado nas saladas ou você pode preparar diariamente um copo de suco fresco batido com água e adoçado com mel antes das principais refeições.
5. Lima da Pérsia
É uma fruta com grande capacidade de purificação do fígado. Também pode diminuir a gordura corporal e reduzir a síndrome metabólica, dois fatores que muitas vezes contribuem para a esteatose hepática. Pegue uma lima e lave-a muito bem. Retire as sementes, as linhas brancas do interior próximas às sementes e bata a fruta com a casca e água (100 ml). Coe e beba imediatamente. Faça isso em jejum por duas semanas seguidas ou mais.
Não se esqueça da água. A água é o combustível para o fígado trabalhar e é fundamental para girar e eliminar as toxinas.
Atenção!
Quaisquer sintomas clínicos devem ser avaliados por um médico.