Creme com ácido azelaico
O ácido com efeito anti-inflamatório é uma nova arma contra acne e manchas na pele.
O ácido azelaico é um princípio ativo da classe dos ácidos dicarboxílicos, que tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e comedolítica, isto é, é capaz de destruir os cravos formados na pele.
É usado para o tratamento de acne ao agir contra as bactérias Cutibacterium acnes e Propionibacterium acnes, que causam inflamações cutâneas que contribuem para o desenvolvimento da acne.
Também reduz a aspereza e o espessamento das células da pele, que muitas vezes provocam obstrução dos poros e produzem, assim, cravos pretos e brancos.
Normalmente os ácidos salicílico e glicólico são os mais utilizados para tratar espinhas e cravos. Mas o ácido azelaico tem se mostrado ainda mais eficiente. Ele é dermatologicamente indicado também para o tratamento de rosácea e hiperpigmentação até mesmo em peles sensíveis.
O ácido azelaico possui ação clareadora ao agir nos melanócitos (células produtoras de melanina), inibindo o efeito da enzima tirosinase e interrompendo a produção excessiva de pigmentação.
Ele é indicado para acne vulgar, leve e moderada, hiperpigmentação pós-inflamatória, melasma pós-gravidez, clareamento da pele após escurecimento causado por foliculite e por pêlos encravados (pernas e virilha).
Como usar
O ativo é encontrado principalmente em dermocosméticos na forma de gel e creme, em concentração de 15% a 20% de ácido azelaico, e pode ser comprado em farmácias.
Geralmente inicia-se a aplicação do produto a partir dos 14 anos de idade, mas pode ser iniciado aos 12, caso haja recomendação médica.
Antes de aplicar o gel ou o creme, lave a região afetada da face ou do corpo com água e com um agente de limpeza suave. Seque totalmente a pele de forma suave.
Aplique uma pequena quantidade do produto sobre a área afetada, duas vezes ao dia, de manhã e à noite, friccionando delicadamente. Uma quantidade do tamanho aproximado de 2 cm de creme é suficiente para tratar toda a região facial.
Aplique filtro solar 60 FPS em seguida.
Em geral, é percebida uma melhora após cerca de 2 semanas da utilização do produto.
Quem não deve usar
O produto não deve ser usado por pessoas com sensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula e deve ser também evitado o contato com os olhos, boca e outras mucosas.
Este medicamento também não deve ser usado em grávidas e lactantes sem recomendação médica.
Possíveis efeitos colaterais
Efeitos colaterais observados durante o tratamento podem incluir queimação, coceira, vermelhidão, descamação e latejamento no local de aplicação.
Verifique antes de usar o produto uma possível reação alérgica. Basta aplicar uma pequena quantidade do produto na parte interna do antebraço e observar por 48 horas.
Orientações gerais
- Não use medicamentos sem orientação de um médico.
- Não se automedique.
- Em caso de hipersensibilidade ou alergia ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
- Siga corretamente o modo de usar. Leia a bula.