Remédio caseiro para dor de garganta
Atenue os sintomas da dor de garganta com ingredientes simples da cozinha.
A dor causada por garganta inflamada é um dos sintomas mais comuns e pode ocorrer em adultos ou crianças. Quando a pessoa surge com a garganta inflamada, o que não faltam são dicas de remédios caseiros que podem amenizar seus sintomas.
Nem sempre o problema é grave e, em muitos casos, não é necessário consultar um médico ou ingerir medicamentos. Em geral, opções vendidas nas farmácias, como pastilhas ou própolis puro em aerosol, podem fornecer alívio.
1. Gargarejo com água e sal
Misture uma xícara de água quente/morna e meia colher (chá) de sal. Faça gargarejos três vezes ao dia. Tome cuidado com a temperatura da água para não queimar a garganta.
2. Chá de orégano com limão
Em uma xícara de água quente, coloque três colheres (sopa) de orégano seco. Depois, é só coar e colocar meio limão espremido antes de tomá-lo ainda morno.
O orégano age como antisséptico e limpa o aparelho respiratório, além de ajudar a aliviar a dor de garganta.
3. Chá de vinagre de maçã com mel
Dilua 1 colher (sopa) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de mel em uma xícara de água quenta/morna e beba. Apesar do sabor não tão agradável, será ótimo contra a dor de gargante.
4. Chupar alho
O alho que usamos normalmente nas receitas contém um composto chamado alicina, capaz de matar as bactérias que causam dor de garganta.
Por isso, corte um dente de alho fresco ao meio e coloque cada metade na parte interior de cada bochecha, como se fosse uma pastilha para tosse.
O hálito, certamente, não fica o melhor do mundo, mas o alívio erá imediato se for feito pelo menos uma vez por dia.
5. Vapor de água
Muitas vezes, a dor de garganta não tem origem infecciosa, mas sim devido ao clima seco. Se este for o caso, o vapor de água pode ajudar bastante a umidificar o ambiente e a aliviar a dor de garganta.
Procure ficar próximo a um umidificador de ar ou faça inalações.
6. Gargarejo com bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio tem inúmeras aplicações medicinais, dentre as quais as propriedades antibacterianas. Por isso seu uso no combate à inflamação de garganta.
Dilua meia colher (chá) de sal e meia colher (chá) de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água quente/morna. Faça gargarejos duas vezes seguidas, três vezes ao dia.
7. Mastigar cravos da Índia
O cravo da Índia tem funções analgésicas devido ao eugenol, um composto presente em seu óleo. A substância, para quem não sabe, é um potente antisséptico e um antibacteriano naturais.
Para aproveitar todos esses benefícios, você só precisa mastigar alguns cravinhos algumas vezes por dia.
8. Chá de hortelã com mel
Esse chá, além de saboroso, ajuda a limpar e a purificar a garganta, combatendo as causas da dor. Para fazê-lo, coloque em infusão, em 300 ml de água fervente, um talo de hortelã. Na hora de beber (enquanto ainda estiver morno), basta finalizar com uma colher de mel natural.
9. Chá de gengibre
Outro dos melhores remédios caseiros contra a dor de garganta é o gengibre, que é um ótimo bactericida. Por exemplo, você pode mascá-lo, como no caso do cravo. Mas, também é possível bebê-lo como chá.
Para preparar a bebida, ferva um pedaço de gengibre do tamanho da sua unha em uma xícara de água. Depois é só deixar a bebida repousar por cerca de 10 minutos e coar antes de bebê-la.
Consuma o chá pelo menos 3 vezes ao dia, até a dor de garganta passar.
10. Pimenta caiena
Muitas vezes usada como analgésico, a pimenta caiena contém capsaicina, um composto natural conhecido por bloquear os receptores de dor.
Ingira essa pimenta amassada, sem o talo, misturada com mel em uma xícara de água quente/morna para aliviar as inflamações na garganta.
Mas a receita não deve ser ingerida se você tiver feridas abertas na boca.
Atenção
As dicas desta página focam no combate aos sintomas da dor de garganta e não substituem a opinião de um especialista. Procure um médico caso os sintomas persistam.