Dez dicas para intensificar os resultados da academia
Orientações de profissionais para acelerar os resultados dos treinos com a alimentação.
A alimentação é um dos itens mais fundamentais para alcançar os resultados esperados. Não somente uma questão de estética, ela completa a prática esportiva e visa o bem-estar e a manutenção da saúde. Apesar da individualidade de cada um, tanto metabólica quanto de rotina, existem algumas regras alimentares comuns a todos.
1. Salada pós-treino
Uma ótima opção de alimentação pós-treino. Ricas em proteínas, como saladas de atum ou frango, ajudam a recuperar os músculos e combatem o colesterol ruim. Uma boa opção é dedicar um dia da semana para montar saladinhas em pote e estocar na geladeira. Elas são práticas para levar e comer em qualquer lugar.
2. Alimentos para ganho de massa magra
Quem investe em treinos buscando o ganho de massa muscular tem como grandes aliados estes alimentos: a banana, rica em potássio que participa no trabalho muscular e evita cãibras, o ovo, rico em aminoácidos e minerais envolvidos na reconstrução muscular, e a batata doce, cujo carboidrato é transformado em glicose de maneira gradual e promove saciedade por mais tempo. Não deixe-os faltar na sua lista de compras.
3. Diversifique com proteínas de origem vegetal
Além de serem ricos em proteínas, os cogumelos, por exemplo, contém nutrientes que estimulam o desenvolvimento do sistema imunológico, como o lentinano. Outras boas opções de fontes de proteína vegetal são os grãos e as ervilhas, ricos em fibras. Confira mais opções com detalhes em Vinte formas de consumir proteínas e evitar carnes.
4. Aproveite o poder das frutas
Ótimas como sobremesa, as frutas podem ser consumidas tanto puras quanto em receitas. Uma opção é variar na preparação: salada de frutas, gelatina de ágar-ágar com suco de frutas, frutas cozidas com canela em pó ou agave, abacate recheado com ovos e bacon, ovo assado no avocado, sanduíche de shitake e avocado etc.
5. Combine banana com canela
Fonte de energia e potássio, a banana também pode ser combinada com canela, que é um termogênico natural. Juntas, elas otimizam o resultado em treinos aeróbicos.
6. Aposte na tapioca para o café da manhã
Uma das melhores substitutas para o pão francês é a tapioca, que tem menos da metade das calorias. Ela fica deliciosa acompanhada de queijo cottage ou requeijão light, por exemplo. Para deixá-la ainda mais saborosa, faça uma crepioca! É só combinar a tapioca com ovos. Ideal para quem treina pela manhã, pois acelera o metabolismo e auxilia no ganho de massa magra.
7. Aposte no milho também!
Ele é uma fonte de energia rica em carboidratos complexos, além de possuir fibras que baixam o colesterol e melhoram o funcionamento do intestino. Aproveite o milho no café da manhã, substituindo o pão por esse milho cremoso, por exemplo. Consuma-o uma hora antes do pré-treino para ajudar no ganho de massa magra.
8. Beterraba
Apesar de sua cor chamar atenção, muito gente a deixa de lado na hora de montar o prato. Porém, ela ajuda a aumentar a performance. Seu nitrato é convertido no organismo em um potente vasodilatador, o que auxilia no aumento da resistência e na recuperação muscular, além de ajudar no controle da pressão arterial. Tudo isso com um baixo índice glicêmico e poucas calorias.
9. Invista em alimentos ricos em ômega 3
Aqui estão alguns de seus principais representantes: sardinha, atum, semente de chia e nozes. Ricos em ômega 3, esses alimentos agem na região cerebral que controla a saciedade. Quer ideias de receitas? Esta torta de sardinha na caneca é fácil e prática. Se você tem dificuldade para inserir a chia na alimentação, que tal experimentar usá-la para fazer um pudim?
10. Tempere a comida com pimenta
A pimenta também é um alimento termogênico, que acelera o metabolismo. Use-as como tempero nas mais variadas refeições, como nesta receita de bolinho de arroz integral sem glúten. Veja mais detalhes sobre pimentas em 10 alimentos para eliminar barriga.
Compartilhe essas dicas com seu nutricionista, pois um planejamento alimentar é fundamental para manter a saúde e a evolução constante dos resultados. O acompanhamento nutricional leva em conta os objetivos, o físico e a rotina de cada um e o profissional pode acompanhar de perto os efeitos no organismo.