Menu
Digite diretamente receitas e ingredientes Filtre receitas pelas suas características Localize receitas pelos seus ingredientes
Descubra receitas Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes Restodontê | Descubra receitas a partir de seus ingredientes

Selecione os ingredientes que deseja utilizar

Quantidade de ingredientes
Tempo de preparo (minutos)
Rendimento (porções)
Tipo de receita
<<< Desfazer
Aplicar >>>
Como fazer rabanada
Como fazer rabanada

Como fazer rabanada

ATUALIZADO EM 22 DE FEVEREIRO

A rabanada é mais um exemplo de culinária que transforma ingredientes simples em um prato reconfortante e cheio de significado cultural.

O aroma que se espalha pela cozinha enquanto elas são preparadas é irresistível e anuncia a chegada de uma sobremesa que une tradição e sabor.

Com uma crocância por fora e um interior macio, a receita é feita com fatias grossas de pão amanhecido umedecidas no leite, passadas em ovos batidos e fritas em óleo.

A lenda diz que uma mulher pobre, sem ter o que comer, precisava alimentar seu filho recém-nascido. Seu único alimento eram restos de pão amanhecido, que a mãe molhou em leite e tostou em uma fogueira. Após comerem esse alimento, a mulher passou a ter tanto leite que amamentou não só seu filho, como também muitas outras crianças.

Por isso, essa receita acabou se tornando símbolo de prosperidade e fartura e é servida nas festas de fim de ano.

As rabanadas já existiam no Império Romano, conhecidas como pan dulcis. A receita era descrita no livro De Re Coquinaria (Sobre a Cozinha), de Marcus Gavius Apicius, no século I d.C.

Depois de séculos, elas se popularizaram na Idade Média por ser uma boa forma de reaproveitar o pão velho (pain perdu ou pão perdido em francês). Mergulhado em leite e ovos e frito em chapa quente com gordura, tornou-se um prato apreciado por todas as classes do período medieval.

Em Portugal nesse período, o nome rabanada se originou de “rabanete”, que é cortado da mesma forma em fatias para ser preparado.

Variações no preparo das rabanadas incluem versões assadas que, em vez de fritar, são assadas no forno para torná-las mais leves. Versões com caldas, que podem ser servidas com mel, calda de vinho, leite condensado ou até mesmo chocolate. Também a versão portuguesa, conhecida como “fatias douradas” ou “fatias de parida”, que leva vinho do Porto na preparação.

Para deixar o preparo mais fácil, deixe tudo organizado conforme o passo a passo antes de iniciar: As fatias de pão cortadas, os recipientes com leite, com ovos e com açúcar e canela, a frigideira aquecida e o prato com papel toalha. Dessa forma, você não se perde na hora de preparo!

Não perca a chance de fazer uma das sobremesas mais clássicas e cheias de tradição nas próximas festas de fim de ano!







INGREDIENTES

Mantém a tela ligada enquanto cozinha

1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses

2 xícaras de leite integral

1/2 lata de leite condensado

1 colher (chá) de canela em pó

3 ovos batidos

Açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar

1 xícara de óleo para fritar

Receitas relacionadas:

Receita de rabanada

Pudim de pão simples

Pudim de pão como fazer

Como fazer pudim de pão

Receita de pudim de pão

Receita de bolinho de chuva



UTENSÍLIOS




MODO DE PREPARO

Mantém a tela ligada enquanto cozinha

1. Corte a baguete ou os pães em fatias médias na diagonal.

2. Em uma tigela ou prato fundo, misture o leite, o leite condensado e a colher de canela.

3. Em outra tigela, bata os ovos.

4. Agora em prato grande, deixe o açúcar e a canela misturados.

5. Depois de tudo preparado, leve uma frigideira com o óleo ao fogo médio para aquecer e forre um prato com papel-toalha.

6. Mergulhe as fatias de pão por 2 minutos e depois deixe escorrer bem o excesso.

7. Passe quantas fatias couberem na frigideira pelos ovos batidos. Levante cada fatia para escorrer bem o ovo e coloque imediatamente na frigideira. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado.

8. Com uma escumadeira, transfira as rabanadas para o prato forrado com papel-toalha. Repita o processo com as outras fatias.

9. Depois que as fatias estiverem sequinhas, passe-as no prato com açúcar e canela, cobrindo-as totalmente.

10. Sirva quente ou coloque-as na geladeira para servir geladas.


DETALHES

Tempo de preparo20 min
Rendimento16 porções
Tipo de receitaDoce
Compartilhe no WhatsAppWhatsApp
Compartilhe no FacebookFacebook
Salve no PinterestPinterest
Compartilhe no TwitterTwitter

Você ainda não viu

Mais receitas para você

Restodontê
Descubra todos os dias de maneira rápida e fácil um novo prato restodontê para preparar com os ingredientes que você tem em casa. Através de um critério ou de uma combinação deles, localize receitas selecionando seus ingredientes, restrinja sua busca utilizando diversos filtros ou encontre o que procura rapidamente digitando palavras-chave relacionadas.

Siga-nos e faça contato!
Instagram  |  @restodontecom
Facebook  |  @restodontecom
Pinterest  |  @restodontecom
Twitter  |  @restodontecom
E-mail  |  Mostrar e enviar

Diga se gostou! Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Salve no Pinterest Compartilhe no Twitter

Receitas mais acessadas
Cobertura de chocolate durinhaBolo de chocolate com água quenteBrownie de banana especialMolho madeira tradicionalBolo liso de leite condensadoMolho de alho com creme de leiteMolho de alho com ovoMolho de alho sem leiteBanana à milanesa na air fryerCrepioca docePanqueca americana com aveiaPudim sem ovos e sem fogoBolinho de purê de batataPão de milho fofinhoMolho de alho para pãoCobertura bolo de cenoura durinhaComo fazer molho verde de alhoBolo de fubá cremosoAbobrinha refogadaOvos cozidos na air fryer

Restodontê Receitas
São Paulo, SP, Brasil