Como fazer rabanada
ATUALIZADO EM 11 DE DEZEMBRO
A rabanada é mais um exemplo de culinária que transforma ingredientes simples em um prato reconfortante e cheio de significado cultural.
O aroma que se espalha pela cozinha enquanto elas são preparadas é irresistível e anuncia a chegada de uma sobremesa que une tradição e sabor.
Com uma crocância por fora e um interior macio, a receita é feita com fatias grossas de pão amanhecido umedecidas no leite, passadas em ovos batidos e fritas em óleo.
A lenda diz que uma mulher pobre, sem ter o que comer, precisava alimentar seu filho recém-nascido. Seu único alimento eram restos de pão amanhecido, que a mãe molhou em leite e tostou em uma fogueira. Após comerem esse alimento, a mulher passou a ter tanto leite que amamentou não só seu filho, como também muitas outras crianças.
Por isso, essa receita acabou se tornando símbolo de prosperidade e fartura e é servida nas festas de fim de ano.
As rabanadas já existiam no Império Romano, conhecidas como pan dulcis. A receita era descrita no livro De Re Coquinaria (Sobre a Cozinha), de Marcus Gavius Apicius, no século I d.C.
Depois de séculos, elas se popularizaram na Idade Média por ser uma boa forma de reaproveitar o pão velho (pain perdu ou pão perdido em francês). Mergulhado em leite e ovos e frito em chapa quente com gordura, tornou-se um prato apreciado por todas as classes do período medieval.
Em Portugal nesse período, o nome rabanada se originou de “rabanete”, que é cortado da mesma forma em fatias para ser preparado.
Variações no preparo das rabanadas incluem versões assadas que, em vez de fritar, são assadas no forno para torná-las mais leves. Versões com caldas, que podem ser servidas com mel, calda de vinho, leite condensado ou até mesmo chocolate. Também a versão portuguesa, conhecida como “fatias douradas” ou “fatias de parida”, que leva vinho do Porto na preparação.
Para deixar o preparo mais fácil, deixe tudo organizado conforme o passo a passo antes de iniciar: As fatias de pão cortadas, os refratários com leite, com ovos e com açúcar e canela, a frigideira aquecida e o prato com papel toalha. Dessa forma, você não se perde na hora de preparo!
Não perca a chance de fazer uma das sobremesas mais clássicas e cheias de tradição nas próximas festas de fim de ano!
INGREDIENTES
1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses
2 xícaras de leite integral
1/2 lata de leite condensado
1 colher (chá) de canela em pó
3 ovos batidos
Açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar
Receitas relacionadas:
MODO DE PREPARO
1. Corte a baguete ou os pães em fatias médias na diagonal.
2. Em uma travessa, misture o leite, o leite condensado e a colher de canela.
3. Em outro refratário, bata os ovos.
4. Em outra tigela ou prato, misture o açúcar e a canela.
5. Leve uma frigideira com o óleo ao fogo médio para aquecer e forre um prato com papel-toalha.
6. Mergulhe as fatias de pão por 2 minutinhos, deixando escorrer bem o excesso de líquido.
7. Passe quantas fatias couberem na frigideira pelos ovos batidos. Levante cada fatia para escorrer bem o ovo e coloque imediatamente na frigideira. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado.
8. Com uma escumadeira, transfira as rabanadas para o prato forrado com papel-toalha. Repita o processo com as outras fatias.
9. Depois que as fatias estiverem sequinhas, passe-as no prato com açúcar e canela, cobrindo-as totalmente.
10. Sirva quente ou coloque-as na geladeira para servir geladas.
DETALHES
Você ainda não viu
Mais receitas para você