Crème brûlée
ATUALIZADO EM 20 DE JULHO
O crème brûlée é uma sobremesa clássica da culinária francesa que consiste em um creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, que é assado e depois resfriado.
O nome da sobremesa significa creme queimado por causa da sua característica marcante que é a camada de açúcar caramelizado que fica na parte superior. Essa camada é feita ao polvilhar açúcar sobre o creme já resfriado e, em seguida, utilizar um maçarico para derreter e caramelizar o açúcar, formando uma crosta crocante.
Um bom crème brûlée é feito com a fava da baunilha, que pode ser um pouco difícil de encontrar e às vezes até bastante cara. Mas eu garanto que todo o esforço vai valer a pena. Se realmente não encontrar ou não quiser usar a fava de baunilha, tudo bem usar a essência.
O contraste entre o creme suave e a crosta de açúcar crocante é o que torna o crème brûlée tão apreciado.
Os maiores prazeres do crème brûlée estão no seu perfume de baunilha, na sua textura macia, no seu sabor inconfundível e em quebrar a casquinha de caramelo ao comer.
Com toda certeza você vai surpreender a todos com essa sobremesa única e especial. Aproveite cada colherada!
INGREDIENTES
10 colheres (sopa) rasas de açúcar refinado
6 ovos (somente gemas)
500 ml de creme de leite fresco
1 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência
Açúcar (cristal) para caramelizar ao servir
Receitas relacionadas:
Crème brûlée com creme de avelã
MODO DE PREPARO
1. Preaqueça o forno a 180°C e aqueça 1 litro de água até ferver enquanto prepara seu crème brûlée.
2. Coloque o açúcar em uma tigela grande.
3. Acrescente as gemas passando-as por uma peneira para tirar a película (que deixa o gosto forte de ovo) e mexa bem com um fouet até a mistura ficar homogênea e bem clarinha. Reserve.
4. Aqueça levemente o creme de leite fresco sem deixá-lo ferver.
5. Enquanto aquece, raspe as sementes da fava de baunilha e acrescente-as ao creme de leite, junto com a própria fava, e vá mexendo. O ponto é quando ainda conseguir colocar o dedo no creme de leite.
6. Aos poucos, bem devagar, vá adicionando o creme de leite à mistura de gemas, mexendo sempre com um fouet para não deixar as gemas cozinharem e para a mistura ficar totalmente homogênea.
7. Distribua 6 pequenos ramequins que possam ir ao forno dentro de uma forma de alumínio. Preencha os ramequins com o creme.
8. Com muito cuidado, coloque a água quente recém fervida na forma de alumínio até metade de sua altura dos ramequins e deixe assar por 1 hora, cuidando para que a água do banho-maria não seque.
9. Retire do forno quando a parte de cima estiver firme e um pouco corada.
10. Espere esfriar e coloque na geladeira por pelo menos 3 horas. De preferência, deixe de um dia para o outro.
11. Ao servir, cubra totalmente a superfície com açúcar cristal e queime com um maçarico.
DETALHES
Você ainda não viu
Mais receitas para você