Quantidade de ingredientesTempo de preparo (minutos)Rendimento (porções)
Tipo de receita
<<< Desfazer
Aplicar >>>
Hambúrguer bovino de costela e peito
Hambúrguer bovino de costela e peito
ATUALIZADO EM 21 DE MAIO DE 2020
O hambúrguer perfeito começa escolhendo um bom açougue, com carnes frescas e de boa qualidade. Outro fator importante é o bom atendimento, porque o açougueiro terá que seguir algumas orientações que você irá fornecer no momento da moagem das carnes.
O segredo do hambúrguer é a mistura (blend) de carnes e gordura, de modo que se consiga o melhor sabor, textura e suculência.
Para isso, é necessário que o blend tenha 20% de gordura para que o hambúrguer tenha a suculência ideal. Depois, você deve fazer uma ponderação entre carnes dianteiras, mais baratas mas com o melhor sabor, e carnes traseiras, mais macias para o equilíbrio da textura.
Para fazer o blend, você deve pedir ao açougueiro para limpar as peças de carne, tirando nervos e tecidos que recobrem algumas partes, mas mantendo a gordura natural da peça. Se o açougueiro for parceiro, você pode pedir para ele pesar as carnes novamente para garantir a quantidade correta. Mas provavelmente ele irá cobrar o preço da peça bruta.
Em seguida, ele deve picar as peças e a gordura em cubos ou em tiras e misturar tudo, antes de moer tudo junto por 2 vezes em um moedor de bocal médio para não afetar a textura do hambúrguer.
Nessa receita de hambúrguer, a costela tem 27,7% de gordura, o peito tem 20,4% e a maminha, 2,4%. O blend nessa proporção irá apresentar 22% de gordura, ideal para o sabor e a textura dos hambúrgueres.
Entre em nosso canal no WhatsApp para receber as melhores receitas.
Entre agora