Leite vaporizado
ATUALIZADO EM 7 DE AGOSTO
O leite vaporizado é aquele creme denso e adocicado, a famosa espuma utilizada para preparar diversas receitas de bebidas feitas com café, como o cappuccino, latte macchiato, mocha ou até mesmo em um flat white equilibrado.
Com sua versatilidade, o leite vaporizado permite que seja utilizado para preparar uma ampla gama de receitas, fazendo dele elemento chave no arsenal de qualquer entusiasta de café.
E acredite, você consegue fazer bebidas incríveis com a mesma qualidade de cafeterias renomadas utilizando o leite vaporizado feito em casa, com ou sem uma cafeteira.
Se você não tem acesso a uma máquina de café espresso com um bico vaporizador, não se preocupe pois vamos te ensinar métodos simples e rápidos!
Primeiramente, certifique-se de que estará usando o tipo de leite correto para a vaporização, o leite integral. Seu percentual de gordura deve ser de pelo menos 5%, assim teremos cremosidade e firmeza.
A espuma do leite integral é cremosa, densa e aveludada e a do leite semi-desnatado é menos suave. A espuma produzida pelo leite desnatado se assemelha ao merengue e se desfaz facilmente.
O leite é composto por água, proteína, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Quando ele é esquentado ou agitado, recebe a introdução de ar que o torna mais leve e com maior volume. O leite também sofre alterações químicas que deixam o leite com aspecto espumoso e cremoso. As moléculas de proteína se quebram, o que expele a água. Já a gordura e a lactose dão a textura e sabor adocicado quando são aquecidas.
Usar uma jarra de aço inoxidável é o mais indicado para vaporizar o leite, porque sua forma e seu material distribuem o calor de maneira uniforme, o que facilita a criação de uma espuma perfeita.
Outra dica importante é aquecer o leite sem deixá-lo ferver. Se possível e com a ajuda de um termômetro, aquecê-lo somente até 65°C.
Com o leite vaporizado, você transforma uma simples xícara de café em uma experiência de cafeteria gourmet, perfeita para impressionar os seus convidados.
Confira receitas relacionadas:
Torta cremosa de chocolate com calda de café
Dalgona coffee - café cremoso coreano
INGREDIENTES
Leite integral conforme necessidade
MODO DE PREPARO
Máquina de Café Espresso:
As máquinas de café espresso facilitam a criação do leite vaporizado perfeito, pois em geral já vem com um bico vaporizador que permite controlar a consistência da espuma conforme preferir. Mas tenha em mente que os melhores resultados exigem prática.
E lembre-se de fazer a limpeza do bico após cada utilização!
1. Encha uma jarra de aço com leite.
2. Insira o bico vaporizador.
3. Ative a função de vaporização.
4. Quando a espuma se formar e ficar consistente, está pronto.
Prensa Francesa:
Também é possível criar aquela espuma deliciosa de leite usando a prensa francesa. Inclusive existem algumas versões de prensa mais estreitas usadas somente para fazer espuma de leite.
1. Aqueça o leite separadamente, se possível até 65°C.
2. Em seguida, coloque-o na prensa francesa até 1/3 da sua capacidade.
3. Mova o êmbolo para cima e para baixo de forma rápida e constante até incorporar ar ao leite, criando uma espuma suave e consistente.
Fogão:
Se você tiver um termômetro, vai ter o controle exato da temperatura e vai atingir a consistência perfeita da espuma do leite vaporizado.
1. Aqueça o leite em uma panela ou leiteira.
2. Desligue o fogo quando atingir a temperatura 65°C. Vão começar a aparecer nas laterais as primeiras bolhas de ar.
3. Bata constantemente com batedor de arame manual ou elétrico até formar a espuma desejada.
Batedor elétrico:
Com um batedor elétrico para vaporizar leite você tem uma vantagem. Você pode utilizar o leite gelado, depende apenas da sua preferência.
1. Deixe o leite em uma jarra grande.
2. Bata o leite até que fique com um aspecto brilhante e bem cremoso.
Liquidificador:
1. Coloque o leite integral quente no liquidificador.
2. Bata em velocidade alta até o leite dobrar de tamanho e ganhar cremosidade.
DETALHES
Você ainda não viu
Mais receitas para você